A FLICT 2024 já deixou saudades! A Feira do Livro e da Cultura de Teresópolis teve Ziraldo como patrono e homenageou os autores, artistas e educadores da cidade
Com uma alegria imensa, idealizei e coordenei a primeira FLICT, a Feira do Livro e da Cultura de Teresópolis, ao lado de Edenise Antas, diretora do Centro Cultural Feso Pro Arte. A primeira edição da FLICT foi uma grande homenagem aos autores, artistas e educadores de Teresópolis.
Durante a cerimônia de abertura, mais de 50 convidados receberam a Menção Honrosa Ziraldo, patrono da FLICT, em reconhecimento aos trabalhos pela leitura e literatura para a infância e juventude. Nossas convidadas de honra foram as queridas e premiadas escritoras Cristina Villaça e Flavia Savary, que também recebeu uma homenagem especial em comemoração ao seu aniversário e aos seus 50 anos de carreira literária.
Além do troféu, foi entregue aos convidados o
livro "Crianças narradoras e suas vidas cotidianas", de
Terezinha Espinoza.
O projeto teve patrocínio da Fundação Educacional Serra dos Órgãos, FESO, e da ICQL Química, Empresa Amiga da Criança, reconhecida pela Fundação Abrinq, através do Instituto AMA Leitura. Contamos também com o patrocínio do Grupo Dafel para a distribuição de 500 livros "A lenda do Poeterê" às salas de leitura e bibliotecas das escolas visitantes.
Para os estandes de venda de livros, tivemos o apoio da Academia Teresopolitana de Letras, da Editora Alecrim e das livrarias locais, Littera e Clube Cultural.
A FLICT aconteceu entre os dias 10 e 14 de setembro, com mais de 70 atrações gratuitas entre mesas literárias, rodas de conversa, contações de histórias, lançamentos de livros, apresentações teatrais e musicais, palestras e workshops para educadores, e performances de ilustradores. Nossa convidada especial foi a querida Bia Bedran, que encantou a todos com seu show, histórias e livros.
A feira registrou a presença de mais de 3.000 crianças e jovens, além das famílias, professores e turistas. No último dia do evento, a FLICT culminou com o XXIV Festival Poeterê, maratona cultural e artística já tradicional do Centro Cultural Feso Pro Arte.
Que esta seja a primeira de muitas FLICTs! O nome teve inspiração no primeiro livro de Ziraldo, FLICTS, publicado em 1969, o que gerou também nosso tema central: Inclusão e leitura para todos.
Agradeço a cada um que nos ajudou a realizar esse sonho! A primeira FLICT já deixou saudades. Foi o resultado da união e colaboração de muitas mãos! E assim, com essa energia maravilhosa, escrevemos um bonito capítulo da nossa história.
As fotos com os melhores momentos da FLICT estão no perfil do Instagram do Instituto Leitura @institutoamaleitura e Ana Maria de Andrade @anaandradeescritora. E também na página do Centro Cultural Feso Pro Arte @feso.proarte.