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Prêmio AMA Leitura marca o Dia Mundial do Livro

A noite de entrega do Prêmio AMA Leitura, no último dia 26, reuniu pessoas apaixonadas pela Educação e comprometidas com a leitura literária para a infância. O prêmio reconheceu projetos de leitura, desenvolvidos nas escolas de Teresópolis no ano letivo de 2024, com o objetivo de fomentar a leitura literária, promover o acesso ao livro na infância e estimular a formação de novos leitores. A iniciativa é uma parceria do Instituto AMA Leitura com a Empresa Amiga da Criança, ICQL Química, e o Centro Cultural Feso Pro Arte. A partir de critérios rigorosos e avaliação realizada por uma comissão de educadores especialistas em Literatura Infantojuvenil e projetos de leitura, foram reconhecidas oito escolas da rede pública e particular.
Honra ao Mérito: Colégio Nossa Senhora do Carmo, professora Sandra Telles; Escola Municipal Acliméa, professor Felipe Mendes; Escola Municipal Pastor Assis Cabral, professora Valéria Machado. Menção Honrosa: Escola Municipal Sizenando Adolph Tayt-Sohn, professoras Sandra Mendes e Jeniffer Cereja; Centro Educacional Serra dos Órgãos, professora Danielle Gava. 3° lugar - Escola Municipal Belkis Frony Morgado, professora Amanda Goto. 2° lugar - Creche Municipal Doraci Dalia Granito, professora Alba Valéria Ferreira. 1° lugar - Escola Municipal Paes de Barros, professora Monaliza Hiath. Todos os finalistas receberam medalhas, troféus e certificados de participação. As escolas classificadas em 1°, 2° e 3° lugares também receberam valor de incentivo para a montagem dos espaços de leitura nas escolas.
Repleta de emoção e gratidão, a celebração foi um merecido reconhecimento aos gestores e educadores que se comprometem com a educação de qualidade e garantem aos seus alunos o direito à leitura e ao prazer em ler. Durante a cerimônia, o Instituto AMA Leitura apresentou os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro, divulgados em novembro de 2024.
Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira. A redução no percentual de leitores se deu em todos os perfis e segmentos pesquisados. Nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país, 53% das pessoas não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa. Um dos dados mais alarmantes é a declaração da maior parte dos entrevistados sobre não reconhecer a escola como o principal espaço de estímulo à leitura. O Instituto AMA Leitura destacou também sobre a importância do atendimento à lei das bibliotecas escolares, Lei nº 14.837, de 8 de abril de 2024, que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Esta lei estabelece que a biblioteca escolar é um equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo.

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