Quando comecei a escrever minhas primeiras histórias, a natureza foi a fonte de inspiração. Aconteceu logo após a Eco 92, encontro que reuniu países de todos os continentes, no Rio de Janeiro. A reflexão em pauta era a urgência sobre o compromisso mundial com a sustentabilidade da vida no planeta. Eu era professora da Educação Infantil e me senti profundamente tocada com as causas ambientais e também responsável por despertar essa consciência nos meus pequenos alunos.
A Literatura Infantil e a contação de história já faziam parte do dia a dia da minha sala de aula. Então, logo comecei a procurar por livros infantis que falassem sobre preservação ambiental, reciclagem de materiais, consumo consciente e a relação do homem com a natureza. Busquei nos catálogos das maiores editoras brasileiras e, para minha surpresa, não encontrei nenhum título de Literatura Infantil que tratasse dos temas a partir de uma narrativa adequada à faixa etária dos 2 aos 6 anos.
Assim, comecei a escrever e a ilustrar minhas próprias histórias para contar aos meus alunos. A primeira foi Água Viva, motivada pelo então recém criado Dia Mundial da Água. Alguns anos depois, resolvi oferecer a história às editoras e tive a oportunidade de ser publicada pela Editora Santa Clara (MG). Para minha alegria, logo na primeira edição o livro foi selecionado para o PNLD do Estado de São Paulo.
A partir dessa primeira publicação, criei os conceitos Ecoliteratura e Arte Sustentável, que passaram a nortear o meu trabalho. E não parei mais de escrever para as crianças sobre o cuidado com o mundo em que vivemos, nossa casa, a Terra. Hoje, diversos autores falam e escrevem sobre o tema para as crianças da Educação Infantil. Sinto-me feliz e honrada por ter sido uma das precursoras no Brasil e por ter meus livros adotados em escolas por todo o país.
Muitos me perguntam: Afinal o que é Ecoliteratura? Ecoliteratura é o conceito pelo qual se associa a Literatura ao desenvolvimento da Educação Ambiental, especialmente na infância. O meio ambiente é o tema central da narrativa e os personagens principais da história fazem parte da natureza. Animais, árvores, flores, astros, água, terra, ar e fogo, entre outros elementos naturais presentes no cotidiano infantil, assumem comportamento humanizado e dialogam com o leitor.
De forma lúdica e reflexiva, as situações e as emoções vivenciadas pela leitura auxiliam na compreensão sobre a relação do homem com o mundo que o cerca, as ações humanas e as transformações do planeta, a importância das escolhas conscientes para a preservação da vida no presente e no futuro.
E então? Vamos oferecer Ecoliteratura para nossas crianças?
Ana Maria de Andrade |
escritora e ilustradora de Literatura Infantil,
jornalista, arte-educadora, gestora de projetos de leitura,
diretora do Instituto AMA Leitura |
@anaandradeescritora
Escritora e Ilustradora Literatura Infantil e Juvenil